Ingredientes
500g de grão-de-bico
2 colheres (sopa) de azeite
2 dentes de alho picados
1 cebola picada
2 tomates sem sementes bem picados
1 lingüiça portuguesa
1 cubo de caldo de carne
2 litros de águaSal e pimenta-do-reino a gosto
1 xícara (chá) de creme de leite
Salsa picada para polvilhar
Modo de preparo
Deixe o grão-de-bico de molho por 8 horas. Aqueça o azeite em uma panela de pressão, refogue o alho e a cebola até dourar. Junte o tomate e frite. Coloque o grão-de-bico, a lingüiça, o caldo de carne e a água. Deixe ferver, tampe a panela e cozinhe por 30 minutos. Deixe sair a pressão da panela, retire a lingüiça e bata o restante no liquidificador. Volte o caldo para a panela, fatie a lingüiça, adicione ao caldo, tempere com sal e pimenta, leve ao fogo baixo e deixe ferver por 5 minutos. Adicione o creme de leite e sirva polvilhada com salsa.
. 1/2 xícara (chá) de azeite
. 3 colheres (sopa) de manteiga
. 1 cebola em rodelas
. 3 dentes de alho picados
. 3 xícaras (chá) de ervilha fresca
. Sal a gosto
. 6 torradas em pedaços grandes
. 1/4 de xícara (chá) de folhas de hortelã
1. Em uma panela, ponha o azeite, a manteiga, a cebola e o alho e refogue sem deixar dourar.
2. Junte a ervilha, o sal, a torrada e refogue, mexendo até a ervilha ficar macia e a torrada, úmida e crocante.
3. Junte a hortelã e misture bem. Sirva em seguida com carnes assadas ou grelhados.
Rendimento: 4 porções
. 3 dentes de alho picados
. 1 cebola grande picada
. 1/4 de xícara (chá) de azeite
. 150 g de linguiça portuguesa defumada
. 1 fatia de bacon (50 g)
. 6 batatas sem casca em cubos
. 4 cenouras sem casca e picadas
. 2,5 litros de água fervente
. 5 xícara (chá) de ervilha fresca debulhada . Sal a gosto
Na panela de pressão, junte o alho, a cebola e o azeite e refogue até a cebola ficar macia. Corte a linguiça em três partes e coloque na panela. Adicione o bacon e refogue. Junte a batata e a cenoura e refogue, mexendo, por dois minutos. Junte a água, tampe a panela e cozinhe por 15 minutos. Retire do fogo e deixe sair o vapor. Abra e passe no liquidificador. Junte a ervilha, tempere com sal e cozinhe até a ervilha ficar macia. Ponha na sopeira e sirva.
. 2 peitos de frango
. Sal e pimenta a gosto
. 1 colher (sopa) de manteiga
. 1/4 de xícara (chá) de vinho branco seco
. 1/2 xícara (chá) de creme de leite
. 1/3 de xícara (chá) de ervilha fresca
. 1/3 de xícara (chá) de cenoura em tiras
. 1/4 de xícara (chá) de cebolinha verde picada
Tire a pele e os ossos do peito e corte-o ao meio pelo comprimento. Ponha os filés entre pedaços de filme plástico. Bata com a parte plana do batedor de carne e tempere com sal e pimenta. Numa frigideira, derreta a manteiga em fogo alto. Junte o frango e frite dos dois lados até dourar ligeiramente. Transfira para um prato. Adicione o vinho à frigideira e deixe ferver, raspando o fundo com uma colher de pau até evaporar um pouco. Reserve. Numa panela, cozinhe o creme de leite, sem ferver, com a ervilha e a cenoura em fogo médio até ficarem macias. Retorne o frango à frigideira com o molho. Junte a cebolinha e aqueça bem. Transfira para uma travessa e sirva com os legumes.
Rendimento: 4 porções
. 1/2 de xícara (chá) de manteiga
. 1/2 xícara (chá) de cebola picada
. 1 e 1/2 xícara (chá) de arroz arbóreo
. 1/2 xícara (chá) de vinho branco
. 5 xícaras (chá) de caldo de galinha fervente
. 1 xícara (chá) de ervilha congelada (descongelada)
. 70 g de presunto cozido cortado em bastões finos
. 1 colher (chá) de casca ralada de limão
. 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
. 3 colheres (sopa) de folhas frescas de louro picada
. Sal e pimenta-do-reino a gosto
1. Numa panela ou frigideira, derreta metade da manteiga em fogo alto.
2. Junte a cebola e refogue por três minutos ou até ficar macia.
3. Adicione o arroz e refogue, mexendo sempre, por um minuto.
4. Acrescente o vinho e mexa bem até ele se evaporar.
5. Despeje uma concha de caldo e mexa até se evaporar completamente. Continue acrescentando mais caldo, uma concha por vez, até que o arroz fique al dente.
6. Junte a ervilha, o presunto, a casca de limão, 1/4 de xícara (chá) do queijo parmesão, o louro e manteiga restante. Tempere com sal e pimenta.
7. Se necessário, afine o risoto com um pouco de caldo. Sirva imediatamente, com o restante do parmesão e, se desejar, enfeite com tirinhas de bacon.
Rendimento: 6 porções
Refogue o alho picada e a cebola picada no óleo aquecido e junte o arroz. Frite-o até começar a pegar no fundo da panela. Cuidado para não queimar. Adicione a água quente, mexa e tempere com o sal. Cozinhe até o arroz ficar macio. Se necessário, adicione mais água quente. Reserve.Cozinhe a lentilha em água fervente até ficar macia, porém firme. Escorra e refogue-a com o alho amassado, o caldo de carne e o sal. Deixe-a sequinha e al dente (cozida, mas firme). Depois de pronta, misture, com o arroz branco e reserve.Passe as rodelas de cebola na farinha de trigo e frite-as em óleo bem quente. Coloque as cebolas sobre uma folha de papel absorvente para retirar o excesso de gordura, polvilhe com a noz-moscada e misture-as ao arroz com lentilha. Sirva quente ou na temperatura ambiente e regue com azeite a gosto.
Dica: Para ganhar tempo, faça o arroz e a lentilha de manhã e frite as cebolas 2 horas antes de servir. Aqueça o arroz na hora e decore com as cebolas.
Numa panela, doure 100 g de bacon cortado em cubinhos, 200 g de lingüiça aperitivo cortada em rodelas, 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 1 talo de salsão picado em cubinhos, ervas picadas a gosto (sálvia /tomilho/alecrim).
Junte 250 g de lentilha, 2 litros de caldo de carne (2 tabletes de caldo de carne dissolvidos em 2 litros de água), 2 colheres (café) de páprica picante, 2 colheres (café) de gengibre em pó, 2 colheres (café) de cominho em pó e sal a gosto.
Cozinhe por 1 h em fogo médio ou até ficar macio.
Acrescente 300 g de palmito cortado em rodelas, 100 g de ervilha fresca cozida, 6 ovos de codorna cozidos e cortados ao meio, 2 tomates sem pele e sem sementes cortados em cubinhos, cheiro-verde e coentro picados a gosto e misture 3 xícaras (chá) de farinha de milho branca flocada. Misture bem.
1 xícara de sagu
3 xícaras de vinho tinto
Canela e Cravo à gosto
5 xícaras de água
Açucar à gosto
Antes de começar, deixe o sagu de molho na água por um periodo de 15 minutos.
Equanto isso, coloque as 4 xícaras de água para ferver.
Depois escorra a água do sagu e o coloque para ferver por uns 10/15 minutos. Sempre mexendo!
Dado estes 15 minutos ou assim que algumas bolinhas começarem a ficar transparentes, despeje o conteúdo da panela em um escorredor de macarrão e os lave para tirar a gosma resultante do cozimento.
Aqui vale ressaltar a dica: se você gosta de MUITO gosmento, não precisa escorrer. Se você gosta do meio termo, deixe um pouco de sagu com a gosma ainda na panela. Isso vai do gosto pessoal.
Enquanto fica escorrendo, coloque na panela o vinho, o cravo e a canela, e uma xícara de água.
Quando começar a ferver a mistura, coloque o sagu e espere cozinhar mais uns 15 minutos, até todas as bolas ficarem transparentes.
Em seguida, assim que estiver no ponto, e antes de desligar o fogo, acrescente o açucar. Sempre ao seu gosto.
Coloque em um recipiente e deixe esfriar na geladeira.
SIRVA GELADO.